Verme do Coração ou Dirofilariose


Transmitido através de picadas de mosquitos infectados, essa doença pode levar o seu animal de estimação à morte se não for tratada a tempo. O risco aumenta nos períodos mais quentes e no litoral, onde a incidência da doença é maior pela proliferação de mosquitos transmissores. A dirofilariose é uma zoonose causada por um verme que se desenvolve dentro do coração dos cães, e que pode atingir até 30 cm de comprimento. O parasita é chamado dirofilária, daí o nome da doença que pode ser transmitida aos homens.

A maioria dos cachorros e gatos infectados não apresenta sintomas até que a doença alcance um estágio avançado, o que facilita a transmissão para outros animais e inclusive para o homem.

Os veterinários alertam para os sintomas: tosse seca, respiração entrecortada, emagrecimento e perda do apetite, edemas, cansaço, apatia e barriga d’água. Durante o desenvolvimento da doença os animais podem apresentar febre, sangue na urina, aumento do fígado e aumento de volume do baço, além de coceiras e aparecimento de nódulos cutâneos.

Mas há como prevenir e tratar, a prevenção deve ser feita mensalmente, através de medicamentos que matam os vermes na fase de larva, antes do seu desenvolvimento, ideal para animais que moram em cidades litorâneas ou quanto viajam acompanhando os donos para cidades do litoral.

TRATAMENTO

O melhor tratamento é a prevenção.

Existe tratamento para a dirofilariose, mas o ideal é que se diagnostique a doença antes dos sinais clínicos aparecerem. Para isso, existem exames específicos, procure sempre orientação de um médico veterinário.

DICA

Para casas e áreas externas

A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente.

Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.

Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

Fonte: Internet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: