BASSET HOUND


As longas orelhas, o faro apurado e o pescoço forte, com algumas dobrinhas, tipificam o Basset Hound. Apesar da expressão aristocrática e inteligente, a pele é frouxa, o que faz com que, quando ele abaixe a cabeça, haja formação de “rugas”, dando-lhe um olhar triste.

Esta raça possui ossatura forte e sua altura varia entre 33 e 38 centímetros, podendo pesar entre 20 e 30 quilos. A pelagem é curta e lisa, mas não demasiadamente fina. Geralmente, os Bassets são tricolores (branco, preto e marrom) ou bicolor (branco e marrom ou preto e marrom). As patas são curtas e grossas e a cauda longa, afinada no final e curvada para cima.

O Basset Hound tem temperamento calmo e companheiro, mas não gosta de ficar muito tempo sem a presença dos donos. É extremamente leal, sensível e carinhoso, convivendo muito bem com toda a família e outros animais de estimação. Por causa do forte instinto para a caça, está sempre perseguindo insetos, aves, ciclistas e qualquer coisa que chame sua atenção.

CUIDADOS BÁSICOS

Pode ser criado em apartamentos, mas precisa de atividades físicas para manter o peso. As orelhas longas devem ser limpas regularmente para evitar otites. Atenção também à dieta balanceada, pois tem tendência à obesidade. A média de vida deste cão é de 11 anos. As causas mais comuns de morte são câncer (31%), idade avançada (13%), problemas gástricos (11%) e cardíacos (8%). Os Bassets também estão propensos a glaucoma, hipotiroidismo, displasia no quadril e problemas na coluna.

Porte: Pequeno
Origem: Inglaterra

Curiosidade

Seu faro só perde para o Bloodhound. O nome “basset” vem da palavra francesa “bas”, que significa “baixo” ou “anão”. Apesar das pernas curtas, pode surpreender ao alcançar objetos em lugares que outros cães da mesma estatura não conseguiriam.

História

A história desse cão é antiga, remonta aos monges medievais e está diretamente relacionada com o surgimento dos Bassets franceses. Surgiu por volta de 1800, na Inglaterra, após cruzamentos entre o Bloodhound e o Beagle, ambos apreciados pelos ingleses por causa do apurado instinto para a caça.

fonte: Internet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: