Leishmaniose visceral canina: um alerta para São Paulo.


A LVC é uma zoonose, isto é, uma doença que se transmite do animal para o ser humano, da mesma maneira que a raiva, a leptospirose….

No caso da leishmaniose, a transmissão é feita através da picada do mosquito conhecido com palha ou birigui. Na cidade de São Paulo, ainda não há oficialmente nenhum caso registrado tanto no cão como no homem. Mas, esta doença que antes era característica de áreas rurais,  com freqüência no nordeste, avança a passos largos pelo país,  inclusive pelo sudeste e especialmente em São Paulo. A LVC já chegou na grande São Paulo,  cidades de Cotia e Taboão da Serra já têm casos e a vacinação é permitida.

A preocupação é maior devido ao rápido desmatamento, abertura de estradas (como o rodoanel), e a movimentação, de cães de viajam com  seus donos para outras localidades onde esta doença é endêmica (interior de SP, Araçatuba e região oeste do estado- fronteira com MT).

Lembrar que o cão pode ser assintomático, o que é mais preocupante, pois mesmo assim ele é o reservatório da leishmania (um protozoário) e transmite para o mosquito que por sua vez  infecta o homem.

O s principais sintomas e que são notados pelo ppto são os dermatológicos: feridas que não cicatrizam, feridas no focinho, alopecia (falta de pelo em determinadas regiões),  especialmente  periorbital, e nas orelhas. O animal apresenta-se sem apetite e  magro.

O importante é que animais que apresentem estes sintomas e/ou freqüentes regiões endêmicas, sejam levados ao veterinário para exames, pois a LVC é fatal tanto para o cão quanto para o homem. O importante é ficarmos atentos e evitar  que a nossa região torne-se endêmica e para zelarmos pela vida de nossos cães, uma vez que animais soro positivo (que estejam infectados), são por lei eutanasiados.  A nossa legislação ainda não permite o tratamento de animais,  o que na Europa é rotina  na saúde pública.

CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO

Projeto Anjos de Bigode

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: